Causas da Depressão
23/05/2016
Como a bebida afeta o cérebro
Como a bebida afeta o cérebro
23/05/2016
Mostrar todos

Treinamento cerebral é aliado na prevenção de doenças neurológicas

Treinamento cerebral é aliado na prevenção de doenças neurológicas
A luta constante contra o envelhecimento e a busca pela juventude eterna não são de hoje. Exercícios físicos, cremes e terapias de rejuvenescimento se mostram inúteis quando o cérebro não está saudável.

Ninguém está livre de ter doenças neurológicas

Elas são mais comuns com o envelhecimento. Todavia, em alguns casos, podem até aparecer na juventude. Doenças como os AVCs (conhecidas como “derrames”), os distúrbios do movimento (como tremores e Doença de Parkinson), as epilepsias, as demências (como a doença de Alzheimer), as doenças desmielinizantes (como a Esclerose Múltipla) têm se tornado cada vez mais comuns.

A neurociência

A neurociência busca a cada dia solucioná-las, preveni-las e, até mesmo, curá-las; e já existem diversas pesquisas nesse sentido. A revista Neurology publicou uma nova pesquisa científica demonstrando que exercícios para o cérebro podem atrasar o surgimento dos sintomas da doença de Alzheimer e encurtar a sua duração. O estudo foi conduzido pelo neuropsicólogo Dr. Robert Wilson, do Centro Médico da Universidade Rush, em Chicago.

Estudo

A equipe do Dr. Wilson estudou 1157 moradores saudáveis de Chicago, de diversas rendas e origens étnicas, com idades acima de 65 anos, durante o período de seis anos. O estudo concluiu que a prática regular de exercícios para o cérebro retarda o aparecimento dos sintomas da doença de Alzheimer.

Neuroplasticidade

Hoje, sabe-se que a neuroplasticidade é a capacidade que o cérebro tem de se reorganizar ao longo da vida. Essa reorganização ocorre através da criação de novos neurônios e de novas conexões (sinapses) entre eles. A neuroplasticidade é acionada por nossas experiências, pelo que ocorre em nossa vida. E essa atividade é reduzida à medida que envelhecemos, mas ela não desaparece.

Cérebro saudável

Os exercícios e jogos para o cérebro, como os oferecidos pelo Supera Online, ajudam na neuroplasticidade. Treinar regularmente, assim como fazemos exercícios físicos, é uma forma de manter o cérebro saudável, retardando o aparecimento de sintomas de demências, sem o efeito colateral dos remédios. Os jogos para o cérebro também ajudam a mantê-lo atento, para desempenhar atividades com eficiência.

Fonte: superaonline.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *