Acredita-se atualmente que os sonhos são muito semelhantes ao estado de delírio experimentado por esquizofrênicos, principalmente no que diz respeito às áreas ativas do cérebro.
Os cérebros dos esquizofrênicos simplesmente não desligam o interruptor que liga e desliga os sonhos durante o dia. A partir de uma perspectiva diferente, isso também significa que cada noite quando nós sonhamos, o que realmente acontece é que estamos mergulhando em um estado de esquizofrenia, uma espécie de “loucura particular noturna”.
Sonhos ilusórios, aqueles mais estranhos, podem ser o resultado de circuitos incompetentes no cérebro, ele tenta fazer uma conexão, mas apenas consegue apresentar uma mistura de memórias desconexas, e o que chega para nós são os sonhos bizarros. Todo mundo tem estes. Mas na esquizofrenia e em outras condições semelhantes, os circuitos incompetentes acendem em momentos aleatórios, dando a mesma experiência que o sonho ilusório, mas enquanto a pessoa está acordada
De acordo com a psicanalise, os impulsos (desejos) que veem de nosso inconsciente sofrem censuras antes de chegar ao nosso consciente.
Para o esquizofrênico estas censuras não existem mais, tudo que está no inconsciente chega no consciente. Semelhante a isto, nos sonhos de um indivíduo normal, a censura continua funcionamento, porém de forma atenuada, permitindo que os impulsos do inconsciente cheguem ao consciente, é a realização dos desejos censurados de forma deformada.
1 Comentário
Tenho esquizofrenia e os sonhos tbm são meio delirantes