Porque sonhamos?
05/05/2017
Como sonha um cego?
07/05/2017
Mostrar todos

Sonhar é uma dose de esquizofrenia?

Acredita-se atualmente que os sonhos são muito semelhantes ao estado de delírio experimentado por esquizofrênicos, principalmente no que diz respeito às áreas ativas do cérebro.

O interruptor que liga e desliga

Os cérebros dos esquizofrênicos simplesmente não desligam o interruptor que liga e desliga os sonhos durante o dia. A partir de uma perspectiva diferente, isso também significa que cada noite quando nós sonhamos, o que realmente acontece é que estamos mergulhando em um estado de esquizofrenia, uma espécie de “loucura particular noturna”.

Sonhos bizarros

Sonhos ilusórios, aqueles mais estranhos, podem ser o resultado de circuitos incompetentes no cérebro, ele tenta fazer uma conexão, mas apenas consegue apresentar uma mistura de memórias desconexas, e o que chega para nós são os sonhos bizarros. Todo mundo tem estes. Mas na esquizofrenia e em outras condições semelhantes, os circuitos incompetentes acendem em momentos aleatórios, dando a mesma experiência que o sonho ilusório, mas enquanto a pessoa está acordada

Para a psicanalise

De acordo com a psicanalise, os impulsos (desejos) que veem de nosso inconsciente sofrem censuras antes de chegar ao nosso consciente.
Para o esquizofrênico estas censuras não existem mais, tudo que está no inconsciente chega no consciente. Semelhante a isto, nos sonhos de um indivíduo normal, a censura continua funcionamento, porém de forma atenuada, permitindo que os impulsos do inconsciente cheguem ao consciente, é a realização dos desejos censurados de forma deformada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *