Afeto e carícias aciona o prazer sexual
07/05/2017
Amor Respeito e Liberdade
26/09/2017
Mostrar todos

O que incomoda?

Existe uma frase atribuída a Sigmund Freud, criador da psicanalise que diz, “Quando Pedro me fala de Paulo, sei mais de Pedro do que de Paulo”.

O que te incomoda no outro

Muitas vezes aquilo que tanto incomoda no outro pode ter relação com uma característica que a pessoa também possui, mas não aprova e nem sempre enxerga.
Se aquilo não tivesse nada a ver com as minhas dificuldades, não incomodaria, eu nem perceberia.
A forma como encaramos a atitude e o comportamento dos outros tem ligação com o que pensamos acerca de nós mesmos.

O espelho

Quando o outro está me afetando de maneira bastante significativa, pode ser que ele esteja interferindo na ideia central que tenho de mim mesmo.
Uma pessoa também é capaz de nos perturbar quando nos provoca de algum modo. Às vezes, o outro me incomoda porque é melhor do que eu, por exemplo. E eu não quero melhorar, estou acomodado.
Apesar do outro servir com frequência de espelho, refletindo quem somos e o que pensamos do mundo, nem tudo que vemos é a nossa própria imagem. Aspectos que repudiamos também aparecem e causam revolta. O outro também pode me incomodar porque vai contra uma série de valores que prezo.

Reflexão

Devemos estar atentos ao que falamos e pensamos dos outros. Sempre cabe a reflexão do porquê aquela pessoa nos incomoda, em que ela nos atrai ou repele, o que admiramos nela ou invejamos.
A visão que temos de alguém, é sempre limitada, por essa razão, nenhum julgamento deveria ser definitivo. Tenho compromisso com o que estou vendo, mas também com a limitação do que estou vendo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *