Semelhante atrai semelhante
03/08/2016
Acumuladores Compulsivos
03/08/2016
Mostrar todos

O poder da autossugestão

A autossugestão consiste em usar certas palavras e frases repetidamente, a fim de mudar sua percepção. Trata-se de um método de autodesenvolvimento, usado para criar crenças positivas em si mesmo.
Essa é uma ideia muito simples e, exatamente por isso, muitas pessoas rejeitam esse conceito, por acharem que por ser simples e fácil demais, nunca vai funcionar e por isso, nunca testaram essa poderosa ferramenta que pode fazer uma grande mudança em suas vidas.

Pensamentos são como sementes

A autossugestão é um pensamento que você escolhe pensar ou que você escolhe porque gosta dos resultados que esse pensamento vai gerar para você. São como sementes que você planta no jardim da sua mente.
Exemplos de autossugestões que formam um sistema de crenças que aprisionam você a ter uma vida difícil

Se você costuma afirmar que é difícil, vai ser

Se você costuma afirmar que tem que trabalhar muito duro para ganhar dinheiro, isso vai acontecer.
Se você afirma que está tarde demais para recomeçar a vida e ser feliz, com certeza essa profecia vai se cumprir na sua vida.
Sem dor não existe mérito.
A vida é uma luta

Como você pensa

O que lhe impede de ficar prósperos não é sua sorte, sexo ou QI.
É simplesmente a maneira que você pensa.
As conversas internas que você tem em sua mente reforçam essas crenças.
Dizer, por exemplo, “eu sou pobre”, não é um tipo de formulação útil, pois indica uma condição estática, permanente.
Um pensamento é muito poderoso, no entanto, os pensamentos, as sugestões, só tem resultado quando nós, consciente ou inconscientemente as aceitamos e acreditamos no seu poder, pois elas, antes de tudo, liberam a sua força no nosso interior.
Quando estamos convencidos de algo, a nossa vontade se reduz e o caminho para a influência fica livre. As nossas crenças são sempre mais intensas do que a nossa vontade.

Imagine o seguinte

A experiência da tábua
Coloque uma tábua com cerca de 20 centímetros de largura e 3 metros de comprimento no chão diante de si e caminhe sobre ela de uma ponta a outra. Não deve ser difícil.
Agora imagine essa mesma tábua de 20 centímetros de largura e 3 metros de comprimento como se fosse uma ponte sobre um precipício.

Você caminha com a mesma facilidade de uma ponta a outra?
Onde está a diferença?
Por que é que nos comportamos de maneira completamente diferente?
Saber a altura do precipício nos faz pensar que podemos cair da tábua, fator completamente irrelevante quando a tábua está no chão. A simples ideia de que se pode cair toma conta dos nossos pensamentos rapidamente e essa imagem se torna cada vez mais ameaçadora.
Mesmo antes de pisar na tábua que está sobre o precipício, uma ideia de enorme perigo vem à cabeça.
A crença ou uma imagem intensa afetou a nossa vontade.
Casa sugestão funciona de acordo com o poder das imagens que se produzem na nossa mente.

Sexualidade

Outro exemplo bem conhecido vem do campo da sexualidade. Os homens têm reações físicas evidentes, sem ajudas externas, ao elaborar imagens mentais suficientemente intensas.

Portanto, não se pode negar o poder dos pensamentos

mind-control
Com eles podemos nos envenenar ou extasiar.
As forças que aqui se liberam fazem parte do campo da autossugestão.
Quando a nossa vontade, por vezes, sai perdendo na luta contra o poder das crenças, isso quer dizer que existe a tal força de vontade para alcançar o objetivo, mas que ainda não se acredita que ela seja suficiente.

Pensamento e atitude

Não basta pensar positivamente quando não se é acompanhado pela atitude adequada. Ativar as imagens corretas e trabalhar arduamente por um objetivo é o que é necessário. Cada ideia tem uma tendência para se realizar e seguir os acontecimentos.

As imagens intensas conseguem diluir todas as dúvidas

Quando pensar em fracasso, mude e injete energia na imagem de sucesso. Senão a autossugestão perde efeito, ou pior ainda, aproxima-se do fracasso. Os nossos pensamentos não devem oscilar entre imagens positivas e negativas, porque assim não é possível progredir.

Nós temos o poder

Uma vez que o mundo é o que pensamos, para cada pensamento e para cada imagem encontraremos o teste correspondente. Se somos nós os responsáveis pelos nossos pensamentos, também somos nós que temos todo o poder.

Dúvidas

É natural que existam algumas dúvidas. Como pode ser correta a frase “Todo o poder provém do interior”, se o ambiente envolvente nos influência tanto? Somos apenas marionetes? Não. Podemos tentar reconhecer determinados aspectos e incluí-los na nossa mente. Só assim seremos os agentes executores.

Em resumo

A primeira e mais importante decisão que você tem que tomar a partir de agora é de assumir o controle total da sua mente. Se você é capaz de controlar a sua mente através da qualidade dos seus pensamentos, isso vai impactar nas suas emoções, nas suas ações e nas suas atitudes e consequentemente na sua qualidade de vida de um modo geral.

J. Pedro Parisotto Jr.

J. Pedro Parisotto Jr.

Psicanalista Clínico
J. Pedro Parisotto Jr.

Últimos posts por J. Pedro Parisotto Jr. (exibir todos)

J. Pedro Parisotto Jr.
J. Pedro Parisotto Jr.
Psicanalista Clínico

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *