Empatia é uma palavra de origem grega empatheia, que significava “paixão”, ela pressupõe uma comunicação afetiva com outra pessoa e é um dos fundamentos da identificação e compreensão psicológica com os outros indivíduos, correspondendo a ter aceitação por algo ou pelos outros.
Ser empático é ser uma pessoa aberta a se relacionar com outras pessoas, é estar disposto a se comunicar bem com amigos, parceiros amorosos e até com os demais funcionários de sua empresa, mantendo um clima sadio.
Cultivar esse comportamento ao nosso redor é fundamental para nutrir relações agradáveis e criar ambientes harmoniosos.
Para estabelecer novos e bons contatos, por exemplo, precisamos jogar fora pensamentos pré-construídos sobre o jeito de ser do outro.
É incrível a facilidade com que julgamos os outros.
Como disse Jesus, vemos o cisco no olho do próximo, mas não enxergamos a trave em nosso olho…
Você já ouviu isso em algum lugar? É uma advertência clara de que toda má ação que você comete gera prejuízo para você mesmo, porque quando você julga o outro você mede a si mesmo.
Geralmente, quando criamos uma imagem de alguém, sem procurar conhecer a pessoa previamente, corremos o risco de cometer equívocos e julgamentos indevidos. Acreditar em opiniões pré-concebidas faz com que nossos relacionamentos sejam baseados na desconfiança.
Ao praticar a empatia, estamos nos abrindo a ouvir e a conhecer de verdade as pessoas ao nosso redor. Assim, temos a oportunidade de descobrir que, mesmo que tenham comportamentos e pensamentos muito diferentes dos nossos, é possível encontrar uma harmonia na interação. Desenvolver essas habilidades perceptivas sobre o outro faz com que sejam criadas relações muito mais sinceras, prósperas e de confiança.
A empatia te leva a um maior sucesso profissional e pessoal, além de torná-lo mais feliz se você a pratica.
Empatia significa você fazer uma conexão emocional com alguém, enquanto a simpatia está diretamente ligada a maneira como você trata uma pessoa com naturalidade.
Ser empático é não julgar as outras pessoas, é colocar-se no lugar do outro ao invés de apontá-lo o dedo.
No geral, pessoas empáticas são menos preconceituosas. Aceitam os outros como eles são.
– Poderá entender melhor as necessidades das pessoas ao seu redor;
– Irá melhorar a percepção que cria nos outros através de suas palavras e ações;
– Irá reduzir os conflitos interpessoais que existem no trabalho e em casa;
– Será capaz de prever com maior precisão as ações e reações de quem interage com você;
– Poderá motivar as pessoas ao seu redor;
– Poderá convencer de forma mais eficaz as pessoas a respeito de seu ponto de vista;
– Poderá lidar melhor com a negatividade dos outros e entenderá suas motivações e medos;
– Será um amigo melhor.
Considere quais experiências de vida ou de trabalho o levaram àquela visão de mundo. A partir destas ações será muito mais fácil colocar-se no lugar do outro.
Isso parece tudo muito óbvio, mas a partir do momento que você começa a praticar a empatia, verá rapidamente os benefícios provocados por ela.
Aumente seu poder de empatia e torne-se uma pessoa melhor.