Conhecendo o corpo das meninas
19/05/2016
Mostrar todos

Dicas para manter a saúde emocional

Dicas para manter a saúde emocional
Ainda que não seja possível dominar completamente as emoções, adotar algumas técnicas básicas pode ajudar.

A regulação das emoções vai muito além da mera capacidade de amenizá-las. Trata-se, na verdade, de encontrar saídas saudáveis para aquilo que nos incomoda. Afinal, emoções desagradáveis podem ser consideradas respostas internas e funcionar como excelentes guias de nossos desejos.
Os sentimentos enriquecem o cotidiano: permitem que nos deleitemos com a alegria de uma festa ou que esbravejemos quando nosso time favorito não é campeão.
A forma como equilibramos o que sentimos intriga psicólogos e há décadas pesquisadores tentam mensurar essa habilidade. Estudos têm mostrado que não há uma única maneira de fazer esse manejo.
Algo que funciona em casa ou com uma pessoa específica pode gerar mais problemas em outro ambiente. Especialistas acreditam que contamos com dezenas de técnicas, mas ainda que não possamos controlar completamente os sentimentos é possível adotar algumas técnicas básicas que favorecem o bem-estar:

Não pare

01 Nao pare
Exercícios físicos regulares e atividade mental (leituras de revistas, livros, aprendizado de idiomas, etc.) ajudam a tirar o foco excessivo nas emoções negativas.

Ofereça coisas boas a si mesmo

02 ofereca coisas boas
Desfrute de boa alimentação, filmes e musicas de qualidade, além de companhia de pessoas queridas. Isso nos alimenta psiquicamente.

Experimente outros hábitos

03 Experimente outros hábitos
Quebrar a rotina ajuda a evitar o tédio. Mudar o caminho que fazemos todos os dias ou aprender algo pode ser muito estimulante.

Tempo só para você

04 Tempo só para você
Reserve alguns minutos do dia para recordar momentos felizes, anote num caderno as coisas boas que aconteceram e de vez em quando releia. O efeito pode ser bastante terapêutico.

Diminua as expectativas

05 Diminua expectativas
Muitos desejam a felicidade completa e desenvolvem pouca tolerância a qualquer frustração. Fazer de tudo para estar alegre o tempo todo causa insatisfação.

Faça parte

06 Faça parte
Procure fazer parte de grupos, cultive amizades, manter a vida social ativa é um meio eficaz para lidar com preocupações e diminuir sintomas de depressão e ansiedade.

Seja grato

07 Seja grato
Reconheça o que tem e teve de bom, agradeça todos os dias pelo menos três coisas. A atitude amplia nossa capacidade de desfrutar daquilo que temos.

J. Pedro Parisotto Jr.

J. Pedro Parisotto Jr.

Psicanalista Clínico
J. Pedro Parisotto Jr.

Últimos posts por J. Pedro Parisotto Jr. (exibir todos)

J. Pedro Parisotto Jr.
J. Pedro Parisotto Jr.
Psicanalista Clínico

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *